segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Felicidade Solteira

solteiro

É o tema do momento. Quem é mais feliz... os solteiros ou os casados?

Vem em jornais, revistas, há debates na televisão e sobretudo fazem-se séries de sucesso do género Sex and the City vs Desperate House Wifes talvez para  demonstrar quem são os mais (in)felizes.

Hoje, mais uma vez, dedicaram um programa ao invejável(?) estatuto de solteiro.

Ao fazerem o questionário na rua não pude deixar de reparar como era fácil prever quem era feliz e quem não o era. Os casados, grande parte pessoas de uma geração mais avançada, sem grandes rodeios afirmavam que é se mais feliz sendo solteiro. Já os solteiros dividiam-se. Quem não tinha um companheiro(a) assumia que era mais feliz e quem tinha era mais feliz dessa forma. Em que ficamos entao??

Não esqueçamos que os homens, solteiros ou não, davam sempre a entender que a solteiriçe não é uma doença mas sim uma benção. Já para as mulheres, depende da situação. As mulheres são complicadas e até aí estamos todos de acordo e é verdade também que as mulheres são umas cabras umas para as outras e  sempre tiveram o especial gosto de distiguirem as bem casadas das pobres coitadas encalhadas.

Mas o conceito de encalhado(a) mudou e talvez por causa disso as mulheres se sintam mais afectadas e incompreendidas logo mais confusas porque se tornaram mais exigentes.

Mas afinal quem tem razão? Há realmente encalhados ou solteiros por opção? A partir de que idade começa a pesar o facto de se ser solteiro?

Falando pela minha própria experiência, fui a apenas 2 casamentos de duas amigas minhas e uma delas já se descasou. Todas as outras amigas continuam solteiras e de boa saúde.

Sou solteira no papel e não tenho intenções de o mudar. No entanto tenho uma vida em comum com outra pessoa. Não por comodidade mas sim porque é a pessoa que para além de amar, respeita o facto de ter a necessidade do meu próprio espaço dentro da nossa relação.

O conceito de casado ou junto também mudou. Duas pessoas não se tornam em uma só pelo simples facto de estarem juntos. As histórias da cara metade já não se contam aos miudos. Duas pessoas são sempre duas pessoas.. é matemático.                       Um expert na área dizia e muito bem, que há compatibilidades. Duas pessoas têm de ter interesses em comum, gostos em comum e principalmente objectivos em comum.

A verdade é que está comprovado que quem é solteiro é mais feliz assim como os homens casados são mais saudáveis. Contraditório?

Eu acredito que hoje em dia é se solteiro por opção. Porque mais vale só do que mal acompanhado.

2 comentários:

Baiana disse...

Para mim reduzir a felicidade a um estado civil é tão redutor quanto reduzir o mundo à matéria.
Bjs gordos

Alice Marcelino disse...

Concordo. Mas é o estado civil que está em causa ou é o facto de uma pessoa ter ou não um companheiro e consequentemente como é avaliado na nossa sociedade?

Bjo grandi